quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O k m vai na Alma! A minha real Vontade!

Mais umas palavras, uns pensamentos, a minha vontade.
Nunca escondi a ninguem k a minha vontade era de seguir para Paris. Ser tratada pelos mesmos medicos k trataram o meu irmao, pq nao m deixam?!
K raio de protocolo estupido é este k obriga os doentes a ficar num sitio onde nao se sentem bem, onde tem receios, duvidas, onde nao confiam?!
Como pesar a minha decisao?! Quais as diferenças?! TANTAS!!!!
Transplantes anuais em Portugal - 12;
Transplantes anuais em Paris - mais de 200;
A diferença?! Só 188 casos!
Numero da equipa medica em Portugal - Máximo 12, apesar de eu so ouvir falar de 6;
Numero da equipa medica em Paris - Entre 28 e 42;
A diferença?! Só entre 16 a 30 pessoas!
Objectivo de transplantes num ano em Portugal - 40;
Objectivo de transplantes num ano em Paris - 200;
A diferença?! Em Portugal nao foi Atingido, em Paris foi Superado!
Apenas tres questoes basicas, e ja s notam as grands diferenças. E nao se ficam por aqui. O problema é k estas diferenças sao as k nos fazem confiar num lado e nao noutro.
Ja ouvi mais d mil vezes a teoria do "Pois, ms o teu irmao foi transplantado la e por isso é k nao das um voto d confiança a Portugal", exactamente, ele deve-lhes a 2ª oportunidade de viver e eu prefiro seguir os passos dele do k ser entregue nas maos de um sitio k so aceita os melhores devido á sua capacidade de sobrevivencia elevada, e msm os melhores tem tantas complicaçoes como os piores no estrangeiro!
Qual é a parte do "vao trabalhar no meu corpo, decidir o meu futuro" k ainda ninguem percebeu?! EIIII, EU TENHO DIREITO AO MELHOR!!! E pra mim o melhor nao é aqui. Nunca foi, por isso nnc escondi de ninguem que quero ir pra Paris.
Mas ate k ponto é k a vontade dum doente conta neste processo?!
Porque é k temos "todos de ser tratados como iguais nesta selecçao", quando cda caso é um caso, quando cda pessoa é uma pessoa e nao mais um numero?!
Porque usam essa teoria quando eles so selecionam os melhores?! Ja k temos todos de ser tratados como iguais entao deiam a oportunidade de escolha A TODOS os doentes e nao so a alguns. Entao se nao tem capacidade para TODOS nao façam so alguns, limitem-s simplesmente a nao fazer nenhum e acabem com esta palhaçada...
O k m vai na Alma?! Ser feliz, ter a minha 2ª oportunidade...
A minha real vontade?! Ir para Paris, pro Fosh, pra junto dos verdadeiros, da minha familia, ter a 2ª oportunidade junto dos k m dao valor e lutar com toda a vontade por um lugar ao sol. E contribuir para as belas estatisticas k Paris oferece aos transplantados Pulmonares...
E se nao for Paris?! Entao Juan Canajero, na Corunha.
Em Portugal?! Nao tenho confiança e nao vejo maneiras de a ganhar.
Peço desde ja desculpa pq sei k vou ferir susceptibilidades, mas cda um luta pelos seus ideais e por o melhor pra si, e eu sei, no fundo de mim, k o meu melhor nao s encontra ca, mt menos indo para um sitio contrariada. Para um sitio k em dois dias me conseguiu fzr desanimar tanto a ponto de querer desistir e eu nao sou de desistir, para um sitio k m fez chorar todos os dias enquanto la estive e eu passo um ano inteiro sem chorar, para um sitio k em todo o lado para k olhava m fazia ter medo e eu nao sou medricas.
Pela primeira vez em mt tempo pensei seriamente em deixar d lutar e aguentar mais um ano, dois anos ou alguns meses e ser feliz nesse tempo e morrer feliz, do k lutar pelos meus novos pulmoes e ser feliz ate ser bem velhinha!!!
Agora alguem k m explique (se conseguir), como é k alguem vai pra uma operaçao tao delicada com este espirito de derrota?! Msm inconscient o corpo sente e deixa d lutar... E eu kero adormecer e voltar a despertar novinha em folha.
Ate k ponto o nosso estado psicologico influencia o nosso estado fisico?!
Nao é á toa k somos avaliados e acompanhados psicologicamente!
Nao me tratem como uma doente igual ás outras, pq nao sou.
Nao me tratem como Só mais um numero, pq nao sou.
Tratem-me como gostariam de ser tratados, e todos ficaremos felizes!!!!
Respeitem a minha Vontade.........

2 comentários:

  1. Olá Elisabete!
    Realmente todas estas diferenças podiam ser ultrapassadas em Portugal com o esforço de todos.
    Será que ninguém percebe que há pessoas na tua situação que necessitam que lhes salvem a vida? De um país que lhes dê o mínimo que se espera?
    As diferenças são realmente evidentes mas também França é um país com mais habitantes e mais experiência nessa área. No entanto, há bons profissionais em Portugal, todos sabemos disso. Faltam as condições, a organização de todos e as leis que permitam aceder muito mais facilmente a um transplante no estrangeiro enquanto não há solução para todos por cá.
    Não desesperes, tens que ter ânimo para lutar pela vida.. Sonhar como toda a gente e atingir os teus objectivos.
    Força!!

    Se quiseres visita o blogue - http://doarvida.blogspot.com

    Verónica Cabreira

    ResponderEliminar
  2. Elisabeth, gosto da sinceridade que colocas nas tuas palavras, tens direito à tua opinião e penso que ainda terias muito mais para dizer, mas só o "bocadão" que tu colocaste aqui no teu blog, dá para sentir o teu estado de espirito.
    Não te preocupes, que tudo se há-de resolver, acredita e conseguirás alcançar os teus objectivos!!!

    ResponderEliminar